Indicadores do RH em grandes empresas: o que é e qual sua importância?

por | 13/05/2022 | HCM

Como está o desempenho do seu DP e RH mês a mês? Os objetivos estão sendo alcançados? Há um acompanhamento real sobre os resultados? A conformidade com as obrigatoriedades acessórias está acontecendo? Podem parecer muitas perguntas, mas as respostas se tornam mais fáceis quando você utiliza indicadores do RH.

É como diz o clássico ditado: “o que não é mensurado, não é melhorado”. Assim é em qualquer área dentro de uma empresa, inclusive o RH e o DP. Afinal, mesmo que essas áreas, erroneamente, não sejam consideradas tão estratégicas por muitos empresários, o sucesso delas é primordial para o equilíbrio de qualquer negócio.

Pensando nisso, criamos este artigo para falar sobre o conceito dos indicadores de RH e apontar alguns dos mais utilizados no mercado. Confira.

Boa leitura!

O que são indicadores do RH?

Como o próprio nome aponta, os indicadores do RH são medidores que auxiliam na mensuração do desempenho das áreas de Recursos Humanos e Departamento Pessoal dentro de um determinado período.

Porém, diferentemente do que acontece em outros setores, que utilizam os indicadores de maneira mais abrangente, os indicadores do RH são utilizados em decisões estratégicas dessas áreas, definidos com base nos resultados e na relevância para atingir os objetivos traçados.

Quais são os indicadores do RH?

Todos os indicadores do RH devem mostrar o quão eficiente é o setor, ou seja, detalhar o quanto aquele processo está contribuindo diretamente para alcançar a estratégia da empresa. Confira, abaixo, alguns exemplos de indicadores.

Turnover ou Índice de Rotatividade

Essa é a métrica responsável por mostrar a quantidade de profissionais que saem e entram na sua empresa em um determinado período. É um dos principais indicadores do RH, pois ele é capaz de detectar problemas nos seguintes processos:

  • qualidade do processo de onboarding;
  • eficiência no recrutamento e seleção;
  • nível da retenção de talentos.

A mensuração aqui acontece a partir dos dados de movimentação (entrada e saída de funcionários) e o seu número total. Se essa média desse indicador não estiver boa, o sinal amarelo do RH deve ser ligado, pois mostra que a sua empresa não está sendo efetiva em segurar o capital intelectual.

Headcount

O Headcount é a contagem do número total de colaboradores, ou seja, a avaliação se o número de funcionários aumentou ou diminuiu dentro de um determinado período. É diferente do Turnover, que mede a troca constante dos profissionais.

Um Headcount alto, em geral, é positivo, pois pode apontar que o seu negócio está no caminho certo e as ações tomadas são adequadas. Já uma diminuição brusca pode significar estagnação ou dificuldade da empresa, que não consegue crescer e expandir o seu quadro profissional.

A mensuração aqui é bem simples: basta somar o número de todos os funcionários da empresa e comparar com períodos anteriores.

Retorno sobre investimento (ROI)

O ROI é uma métrica já utilizada em diversas áreas. Aqui, nos setores de RH e DP, ele funciona da seguinte forma: para cada dinheiro que entra investido nessas áreas, seja para mão de obra, processos ou softwares, quanto sai?

O objetivo do ROI também é bem simples: entender se os investimentos feitos dentro do período de medição foram positivos ou não para a empresa.

A mensuração é lógica: basta subtrair os custos da receita para saber o lucro, em seguida, dividir pelas despesas totais para gerar um percentual.

Confira a fórmula abaixo:

ROI = (Receita com o investimento – custo do investimento) ÷ custo do Investimento

Em resumo, todos os processos do seu DP e RH podem e devem ser mensurados, inclusive a capacidade de cumprir todas as obrigatoriedades acessórias. Na medição do ROI, por exemplo, é possível saber se a sua empresa está tendo um bom retorno apenas utilizando ERPs padrões para o cumprimento das obrigatoriedades ou se o retorno financeiro seria muito maior a partir da implementação de uma solução especialista de Capital Humano. Fique atento.

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