Uma boa notícia foi dada pelo governo no mês de fevereiro: o período de convivência entre as versões 2.5 e s-1.0 do eSocial foi prorrogado. No entanto, podemos considerar uma boa notícia para quem já se adaptou à nova plataforma e não sofre mais impacto em relação a essas mudanças.
Por outro lado, para aqueles que ainda apresentam dificuldade de conformidade, esse período maior pode significar um tempo extra de “desespero” e de procura de uma solução definitiva para a adaptação ao eSocial Simplificado.
Mas, qual é o novo período de convivência entre as versões 2.5 e s-1.0 do eSocial e como garantir conformidade com a nova plataforma independentemente das mudanças? Continue lendo e confira.
Boa leitura!
Qual é o novo período de convivência entre as versões 2.5 e s-1.0 do eSocial?
Para entender sobre o novo período de convivência entre as versões 2.5 e s-1.0 do eSocial é importante voltarmos um pouco no tempo e analisar tudo o que aconteceu até aqui.
Primeiramente, o eSocial recebeu uma nova versão, a S-1.0, no mês 7 de 2021. A partir dessa atualização o sistema se tornou simplificado e com inúmeras mudanças:
- campos foram excluídos;
- série de regras criadas;
- eventos flexibilizados.
É claro que tamanha guinada trouxe dificuldades para as empresas no momento de repassar as informações para os órgãos competentes. Diante dessa realidade, o governo definiu um tempo de adaptação para as empresas, onde ambas as versões da plataforma valeriam de maneira simultânea.
Ou seja, durante o período de adaptação, tanto os eventos enviados na versão antiga (2.5) quanto na nova (S-1.0) seriam aceitos e processados pelo sistema federal. O plano era que este cenário simultâneo durasse até o mês de março de 2021.
É neste ponto que chegamos até o novo período de convivência entre as versões 2.5 e s-1.0 do eSocial.
No mês de fevereiro do 2022, o governo federal resolveu prorrogar esse tempo até o dia 22/05/2022, possibilitando que os usuários que ainda não atualizaram seus sistemas para a nova versão consigam fazer isso antes da mudança definitiva.
Em resumo: a partir de 23 de março de 2022, o eSocial receberá apenas os eventos enviados na versão S-1.0. A maioria dos empregadores migrou para a nova versão, mas ainda há usuários transmitindo eventos na versão antiga.
Caso você ainda utilize a versão antiga e não sabe como garantir a conformidade com o eSocial Simplificado, confira o próximo tópico que temos uma ótima dica.
Como garantir a conformidade com a versão 1.0 do eSocial Simplificado?
Como dito na introdução, o novo período de convivência entre as versões 2.5 e s-1.0 do eSocial acaba sendo uma boa notícia para aqueles que já se adaptaram ao Simplificado. Porém, para quem ainda trabalha com a versão antiga, a extensão pode ser vista com preocupação.
Se você está nessa situação, não se preocupe, com apenas uma implementação é possível resolver o seu problema.
A implementação, neste caso, é de uma solução de gestão de capital humano completa. Um software 100% cloud que trabalha utilizando a versão mais recente do sistema, o que inclui o módulo web geral e os módulos simplificados.
A solução apresenta diversas funcionalidades que facilitam o envio das informações do Setor Pessoal e dispõe de:
- validação antes do envio para importar, exportar, gerenciar as informações de todos os departamentos envolvidos no e-Social;
- integração de dados, análises, cruzamento de dados e, principalmente, gestão centralizada 100% web;
- oferta em SAAS e contratação de módulos que você precisa de maneira independente e pelo período que desejar.
Enfim, com período de convivência entre as versões 2.5 e s-1.0 do eSocial ou não, o fato é que você não tem mais tem a perder para adaptar a sua empresa à nova plataforma do governo. Por isso, analise as informações apresentadas e conte hoje mesmo com uma solução especialista para o seu Departamento Pessoal.
0 comentários