O PPP eletrônico 2023 é um documento de extrema importância para as empresas e trabalhadores que atuam em ambientes com riscos ocupacionais, já que ele é utilizado para comprovar a exposição a agentes nocivos e garantir o direito à aposentadoria especial.
Recentemente, o PPP em meio eletrônico foi incorporado ao Regulamento da Previdência Social, representando uma mudança significativa na forma como o documento será gerenciado a partir de agora.
A seguir, apresentaremos os principais pontos do PPP eletrônico 2023, para que a sua indústria possa fazer tudo conforme as novas regras. Assim, você evita erros e dores de cabeça. Confira!
9 pontos sobre PPP eletrônico 2023 para a sua indústria ficar atenta
Para que a sua indústria possa se preparar para fazer o PPP eletrônico 2023 corretamente, é importante prestar atenção em diversos pontos. Abaixo, quais são os principais deles:
- Desde o dia 1º de janeiro de 2023, o PPP eletrônico está em vigor;
- As informações contidas no PPP eletrônico ficam disponíveis aos segurados por meio dos canais digitais do INSS;
- A emissão do PPP eletrônico será exclusivamente em meio eletrônico pelas empresas obrigadas;
- O PPP deverá ser preenchido para todos os segurados, independentemente do ramo de atividade da organização e da exposição a agentes nocivos;
- Desde 16 de janeiro de 2023, os trabalhadores podem consultar o seu PPP por meio do site ou aplicativo Meu INSS;
- É importante lembrar que nem todas as atividades envolvem exposição a agentes nocivos, o que significa que nem todas as empresas são obrigadas a emitir o LTCAT;
- Outra mudança importante é a necessidade de emitir o PPP para todos os empregados, mesmo aqueles que não têm direito à aposentadoria especial;
- As empresas devem se adaptar às novas normas quanto antes, para garantir que estejam em conformidade com as obrigações legais e evitar possíveis sanções;
- É importante que as empresas busquem orientação especializada para garantir que estão cumprindo todas as exigências e garantindo a segurança e saúde dos trabalhadores.
A importância de contar com um software especializado em SST
Contar com um software especializado em SST para fazer o PPP eletrônico é fundamental para garantir a precisão e a agilidade no processo.
Além disso, o uso de um sistema pode ajudar as empresas a se manterem consoante às obrigações legais e evitar possíveis sanções.
O HCM Compliance é uma plataforma que está pronta para o eSocial e foi desenvolvida para gerar de forma rápida e precisa o PPP eletrônico, assegurando a entrega das obrigações nos prazos legais.
Além disso, a solução integra-se com qualquer sistema de origem, importando, exportando, gerenciando, consolidando e validando as informações de todos os departamentos envolvidos no eSocial.
Com o uso de um software especializado como o HCM Compliance, as empresas podem ter mais segurança na emissão do PPP eletrônico. Além disso, poderão concentrar todas as informações necessárias em uma única plataforma, garantindo maior agilidade e eficiência no processo.
Isso pode ajudar a reduzir custos e otimizar recursos, além de evitar erros e inconsistências nos dados do PPP eletrônico 2023. Quer saber mais sobre o HCM Compliance? Chame a gente no WhatsApp e esclareça todas as suas dúvidas!
0 comentários