Como principal responsável por buscar e gerir o funcionamento de uma solução de Mensageira eSocial, o TI de muitas empresas precisa superar alguns desafios diários para facilitar o trabalho dos demais setores.
O primeiro ponto, sem dúvida, é convencer a gestão do negócio de que ferramentas aleatórias não significam transformação digital. Para uma garantia de conformidade em relação às obrigatoriedades do DP, por exemplo, é preciso contar com uma solução de Mensageria eSocial com tecnologia cloud, inteligência de validação, integração e muita mais!
Além disso, o TI deve ficar atento ao ciclo de validade dos softwares atuais. Afinal, caso o sistema de transmissão de informações ao eSocial se torne obsoleto ou mesmo mostrar indícios que pode ser descontinuado, dificilmente a empresa conseguirá atender as demandas do governo. É um senso de urgência que o setor deve ter: se há risco de descontinuidade, é preciso buscar uma nova solução com brevidade.
Para mostrar o quanto o senso de urgência é importante nesses momentos e quais critérios você deve considerar ao escolher um novo sistema de Mensageria eSocial, preparamos este artigo completo sobre o assunto. Confira.
Boa leitura!
Por que você deve ter urgência de escolher um novo sistema de Mensageria eSocial?
Toda ferramenta tem o seu ciclo de vida próprio. Quando o fabricante deixa de investir em inovações que mantenham o sistema atualizado, o natural é que o item em questão deixe de atender as necessidades do usuário.
No entanto, quando se trata de um sistema responsável por enviar informações e garantir a conformidade ao eSocial, a sua empresa não pode esperar até o último momento. Caso haja chance de descontinuidade do sistema atual, o TI deve ligar o sinal de emergência e buscar uma nova solução urgentemente.
<<<Sistema de mensageria eSocial: como escolher o melhor?
Não se trata apenas de trocar ou não. Por menor que seja o período, ficar sem uma solução capaz de atender às obrigatoriedades do eSocial pode trazer consequências graves para a sua empresa, por exemplo:
- Paralisações forçadas das atividades;
- Multas e advertências;
- Sanções judiciais.
Logicamente, qualquer uma dessas situações afeta a parte financeira do seu negócio, além de impactar em termos de credibilidade junto a clientes e funcionários. Por isso, o TI não pode perder tempo.
O que priorizar no momento de adquirir sistema de mensageria eSocial definitivo?
Ainda que o senso de urgência seja real em caso de descontinuidade do seu sistema atual, você precisa se planejar na hora de buscar uma nova solução de mensageria eSocial. Afinal, o objetivo é encontrar uma ferramenta que resolva todas as suas dificuldades.
Atualmente há vários fornecedores de soluções na internet, mas são poucos que oferecem um software que garante completa conformidade ao eSocial. E este é apenas um dos pontos que você deve considerar no momento da sua escolha.
Quanto mais diferenciais práticos, melhor tende a ser a implementação e mais efetiva a utilização. Nesse sentido, no momento da escolha, considere uma solução de mensageria eSocial que tenha:
- Inteligência de validação das informações a serem enviadas ao eSocial;
- Solução padronizada, intuitiva, única área de trabalho;
- Fácil implementação (pré-configurado) em nuvem;
- Usabilidade facilitada com EAD para o usuário;
- Sistema web, solução 100% cloud;
- Setup pré-configurado;
- App para celular.
Como a mensageria do eSocial pode contribuir e qual a importância parar a conformidade da sua empresa?
A conformidade com o eSocial não é o primeiro a ser considerado à toa. Com um sistema de mensageria eSocial que traga essa garantia você não só evita as multas e sanções em razão de eventuais atrasos, como também ajuda o Departamento Pessoal a não passar horas realizando retrabalhos e análise de documentos.
Fora isso, o próprio TI é otimizado, pois a equipe passa a trabalhar com uma solução completa, que integra automaticamente com os sistemas já existentes na empresa e, graças à tecnologia cloud, realiza as atualizações de maneira independente.
Dessa forma, o TI age apenas como um apoio pontual para os demais setores, com a própria solução já oferecendo um suporte completo e contínuo. No fim, a equipe de TI consegue focar em outras estratégias mais voltadas ao core business da empresa.
Enfim, pode até soar como exagero, mas não é. Se há risco de descontinuidade no seu sistema atual, a busca por uma solução de mensageria eSocial precisa ser imediata.
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