Software de SST: 3 coisas que você precisa saber antes da aquisição

por | 29/10/2021 | HCM

Mesmo as obrigatoriedades em relação à saúde sendo pontos extremamente importantes no eSocial Simplificado, muitos gestores de Departamento Pessoal e Recursos Humanos ainda não contam com um software de SST em total conformidade com o eSocial.

Se a sua empresa faz parte deste grupo e você está à procura de um sistema moderno e completo, nós lhe apresentamos algumas dicas de pontos a serem considerados no momento de decisão.

Então, continue lendo e confira 3 coisas que você precisa saber antes da aquisição de um software de SST.

Boa leitura!

Software de SST: o que sabe antes de comprar

Um software de SST pode trazer grandes diferenciais para a sua empresa. Nesse sentido, vale a pena você conhecer alguns desses pontos antes de compra, garantindo assim a contratação de um modelo que esteja à altura das necessidades do seu negócio.

1. Software de SST 100% para o eSocial

O software SST pode atender totalmente aos requisitos do eSocial.

Você já tem um software padrão na sua empresa? Se ele não se enquadrar nos campos de informações obrigatórias e não puder gerar o formato XML conhecido, você precisará pedir ajuda a outros fornecedores.

Não é incomum encontrar prestadores de serviços que utilizam software de SST desenvolvido sob demanda, ou seja, contratam programadores para desenvolver sistemas específicos para sua empresa.

No entanto, se não forem atualizados para cumprir o eSocial (o que é muito difícil porque envolve legislação e regras detalhadas), eles precisam ser substituídos.

Um bom software de SST pode oferecer suporte ao eSocial 100%. Ou seja, atender a todos os requisitos e gerar XML no formato exigido, que pode ser enviado ao seu diretamente ao governo. É uma economia de tempo e investimento financeiro.

2. Facilidade de informações

Uma das grandes vantagens de um software de SST de ponta é a computação em nuvem, que armazena informações em um servidor externo e pode ser acessada em qualquer dispositivo com acesso à Internet – é claro, por meio de um nome de login e senha.

Desta forma, você pode até mesmo acessar os dados fora do seu DP e RH, otimizando totalmente a parte de produtividade de ambos os setores.

3. Acompanhamento da validade de documentos

O software de gerenciamento de SST pode fornecer relatórios com base em informações de inspeção e dados de saúde e segurança ocupacional. A solução oferece campos específicos para a inserção de dados de acordo com os padrões da sua empresa, mas sempre atendendo os requisitos legais.

Com essa ferramenta, você passa a ter um sistema com tabelas e organização de informações para publicação do documento final. O relatório é importado em um formato de documento padrão e pode ser revisado ou mesmo repassado para outros responsáveis, caso necessário.

Conclusão

Como você pôde notar, um software de SST é uma ótima notícia tanto os setores de RH e DP quanto para o TI. Afinal, estamos falando de uma solução completa que atende a todas as necessidades de SST do eSocial e que demanda mínima intervenção da TI.

Uma ferramenta que pode ser integrada aos principais ERPs de classe mundial, como Oracle, SAP, Infor e legado, e com módulos que atendem a todas as partes de seu Departamento Pessoal.

Basicamente, ao investir em uma solução de um fornecedor especialista, você está garantindo uma integração via web services, arquivos de texto, XML, linha por linha, verificações e auditorias antes de enviar as informações ao eSocial.

É possível controlar as informações de gerenciamento e verificar o valor total enviado a qualquer momento.

Se sua empresa ainda não está preparada para o SST do eSocial, ter uma solução integrada é a melhor forma de trabalhar e garantir a conformidade. O tempo está passando, o novo layout do eSocial está prestes a entrar em vigor e sua empresa precisa evitar contratempos. Não perca tempo e nem competitividade no mercado.

Gostou do artigo? Agora, pare de pensar e garanta imediatamente o melhor software de SST na sua empresa.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.