Transformação digital na Saúde: 5 tecnologias para considerar!

por | 24/09/2021 | FISCAL

A transformação digital na saúde já era uma tendência que vinha se fortalecendo há alguns anos, mas foi impulsionada devido à pandemia. Basicamente, instituições no setor se viram na necessidade de investir em inovações para manter seus processos funcionando.

Porém, mesmo com mudança “forçada”, a transformação digital na saúde ainda enfrenta resistência. Ainda há aqueles gestores que insistem em investir apenas em tecnologias pontuais, preterindo inovações que otimizam de fato a produtividade.

Mas, quais são as tecnologias que podem transformar a sua instituição? Para responder esta pergunta, preparamos este post abordando 5 exemplos de inovações para a transformação digital na saúde. Confira.

Boa leitura!

Quais os principais desafios da transformação digital na saúde?

Antes de apresentarmos as principais tecnologias para a transformação digital na saúde, vamos debater mais sobre os desafios que alguns gestores precisam enfrentar para colocar essa mudança em prática.

Volume de dados

Uma instituição de saúde gera alto volume de dados diariamente, informações que vão desde registros dos funcionários até dados sensíveis dos pacientes. Controlar esse alto fluxo e utilizá-lo da melhor maneira, como nas obrigatoriedades tributárias, por exemplo, é um desafio a ser superado.

Foco na transformação digital

Um dos erros mais comuns na área de saúde é acreditar que ferramentas aleatórias correspondem à transformação digital. Por exemplo, alguns gestores investem em equipamentos pontuais para o tratamento dos pacientes e acreditam ser o suficiente para colocar as instituições no cenário digital. Ledo engano.

Equipamentos para tratamento são importantes, é claro, mas eles isoladamente não conseguem otimizar processos administrativos e a produtividade das equipes. É preciso foco na transformação digital, ou seja, analisar quais processos internos precisam ser melhorados e buscar por inovações que consigam cumprir tal objetivo.

Resistência à mudança

Outro ponto, como já mencionamos, é a resistência à mudança no setor. Justamente por focarem muito na questão do tratamento de saúde, muitos gestores acabam se esquecendo de que essas instituições também precisam de uma boa estrutura administrativa.

A própria pandemia do Coronavírus mostrou que sem uma diversidade de soluções tecnológicas, muitas instituições simplesmente não são capazes de continuar funcionando ou atender os pacientes com qualidade. É uma visão retrógrada que precisa ser superada.

5 Tecnologias para transformação digital na saúde

Confira agora 5 exemplos de tecnologias capazes de trazer a transformação digital na saúde.

1. Assistentes Virtuais

Os assistentes virtuais são ótimas inovações para transformar a parte de atendimento da sua instituição. Isso porque, embora estejam no conceito de tecnologia de ponta, a sua funcionalidade é bastante simples, sendo perfeitos para uma interação direta com o público.

Com a participação dos assistentes virtuais, você consegue otimizar o atendimento on-line e liberar a sua equipe para outras atividades durante a rotina de trabalho.

2. Interoperabilidade

O termo pode não ser tão comum, mas a sua função é algo em voga: integração. A interoperabilidade nada mais é do que o uso de tecnologias para integrar processos e equipes dentro de uma instituição de saúde.

Nesse cenário, é possível, por exemplo, trocar informações entre os usuários do sistema, prestadores de serviço, etc. Um aperfeiçoamento geral na produtividade e qualidade dos processos.

3. Computação em nuvem

A computação em nuvem representa o fim dos inúmeros periféricos que uma instituição precisava ter para armazenar informações digitais. A tecnologia permite que todos os dados sejam transportados para servidores on-line e possam ser acessados de qualquer lugar.

<<<ERPs e Soluções Especialistas 100% em nuvem: É AGORA!

Com ela você não só consegue melhorar a questão do espaço, ganhando novas áreas dentro da instituição, como também elimina gastos com ferramentas físicas. Podemos dizer que a computação em nuvem é o cerne da transformação digital.

4. ERPs de ponta

Ferramentas que trazem interoperabilidade e computação em nuvem, os ERPs são outros exemplos de ferramentas que não podem faltar dentro de uma transformação digital. Principalmente os de ponta, como o Oracle Cloud ERP e o Oracle E-Business Suite, que são capazes de gerenciar e aperfeiçoar tarefas de diferentes setores.

<<<Oracle Cloud ERP: como escolher a melhor solução fiscal?

O Oracle Cloud ERP e o Oracle E-Business Suite estão entre os melhores desse tipo de solução, pois além de diferenciais próprios, eles apresentam compatibilidade com outros sistemas capazes de agregar funções não inerentes às ferramentas Oracle.

5. Solução fiscal especialista

Uma solução fiscal especialista é um exemplo de software que pode aperfeiçoar os ERPs Oracle. Com a solução, a sua instituição garante completa conformidade com as obrigatoriedades tributárias e deixa de se preocupar com atraso ou inconsistência de informações no momento do envio.

Um diferencial importante, afinal, mesmo instituições de saúde precisam apresentar um equilíbrio tributário e trazer a tranquilidade para os outros setores mais voltados ao core business do negócio.

Enfim, a transformação digital na saúde é um conceito real e imediato. É preciso superar ideias ultrapassadas e obstáculos que não fazem mais sentido em pleno século XXI e trazer a sua instituição para a era tecnológica. Afinal, tanto a sua equipe quanto os seus pacientes precisam de uma estrutura digital perfeita para uma rotina segura e de qualidade.

Gostou do artigo? Continue no nosso blog e confira agora a importância da tecnologia na educação.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.