Ponto eletrônico app: este tipo de tecnologia é realmente segura?

por | 22/10/2021 | HCM

Mesmo o ponto eletrônico app sendo uma tecnologia capaz de trazer diversas vantagens para os setores de RH e DP das empresas, ainda há muitos gestores que têm dúvidas sobre a segurança desse tipo de solução.

Um receio até fácil de entender, afinal, novidades tecnológicas podem sim causar desconforto em quem historicamente nunca foi muito solícito às inovações. Porém, não há como ser recluso à tecnologia. O melhor caminho quando há dúvidas é analisar e certificar sobre a eficiência e segurança da ferramenta.

Pensando nisso, preparamos este artigo explicando a segurança e os benefícios do uso de um ponto eletrônico app. Continue com a gente e confira.

Boa leitura!

O que é o ponto eletrônico app?

O ponto eletrônico app é um sistema de registro digital que funciona de forma mobile. Em outras palavras, é uma solução com objetivo de automatizar e facilitar por completo o processo de coleta de informações sobre a jornada dos seus colaboradores.

O ponto eletrônico app consegue registrar o horário de entrada e saída dos funcionários por meio de um aplicativo instalado em um dispositivo móvel – notebook, tablet, smartphone, entre outros.

Como em algumas empresas o registro de horas vai além da entrada e saída, o ponto eletrônico app também realiza a captura dos intervalos para almoço, descanso, lanche e qualquer outro momento pré-combinado.

Segundo a legislação brasileira, o ponto eletrônico app é permitido?

O Ponto eletrônico app é uma solução compatível com as portarias 1510 e 373. Ambas as normas indicam que as empresas estão liberadas para adquirir e implementar sistemas eletrônicos e alternativos para gerir a jornada de trabalho dos seus funcionários.

Dessa forma, mesmo sendo um software mobile, o ponto eletrônico app está dentro das regras legislativas – se encaixando exatamente no quesito de “alternativo”.

O ponto eletrônico app é seguro?

A segurança dos dados é um fator chave para garantir aos empregadores e funcionários que todas as informações armazenadas no aplicativo são seguras e imutáveis. Portanto, é normal que eles exijam que um ponto eletrônico app apresente garantia de segurança. E, isso, o software faz com maestria.

Uma dessas formas é pelo armazenamento de dados na nuvem. A tecnologia que permite a coleta de arquivos sem afetar a memória do sistema interno da sua empresa. De acordo com as disposições obrigatórias do Decreto nº 373, todos os dados inseridos pelos colaboradores não podem ser alterados ou apagados pela empresa. O ponto eletrônico app garante que todas as informações presentes no aplicativo sejam preservadas.

Outra forma de comprovar a segurança feita pelo registro do app é a possibilidade de coleta por meio do reconhecimento facial. Uma funcionalidade biométrica que reduz a possibilidade de falha e fraude, como, por exemplo: um funcionário realizar a confirmação de horário no lugar de outro trabalhador.

Principais Benefícios do Ponto Eletrônico app

Neste ponto não há mais dúvidas quanto à eficiência e à segurança do ponto eletrônico app. Porém, você ainda pode estar se perguntando sobre os benefícios desse tipo de ferramenta.

Então, além do aumento da produtividade e da facilidade na rotina dos colaboradores, considere as seguintes vantagens dessa ferramenta:

  • Registro de Ponto com Geolocalização;
  • Controle e Gestão otimizada;
  • Contabilidade simplificada;
  • RH mais organizado.

Enfim, esperamos que este artigo tenha tirado todas as suas dúvidas em relação à segurança do ponto eletrônico app. Como você viu, é uma solução totalmente compatível com as portarias 1510 e 373 do Ministério do Trabalho e também com a nova Lei Geral de Proteção de Dados.

Ao implementar um ponto eletrônico app e resolver diferentes problemáticas nos departamentos de recursos humanos e no DP, a sua empresa consegue aperfeiçoar o processo de gerenciamento de pontos, bem como trazer um ambiente muito mais saudável para os colaboradores em geral.

Se você gostou deste conteúdo, recomendamos que você confira este artigo sobre a importância da geolocalização para a sua empresa.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.