Sistema de folha de pagamento para a Indústria x ERPs de classe mundial: o que você precisa saber?

por | 11/01/2022 | HCM

O surgimento do ERP e de soluções como o sistema de folha de pagamento foi algo realmente revolucionário para as empresas que atuam no setor de indústria. Basicamente, equipes que precisam se desdobrar para executar processos diários de forma manual, passaram a contar com ferramentas que gerenciam toda a rotina de maneira automatizada e eficaz.

Em um setor de alta produtividade e exigência, como o da indústria, esse tipo de diferencial é importantíssimo. Afinal, quanto maior a eficácia e agilidade nos processos burocráticos, mais tempo e foco as equipes de RH e DP têm para se dedicaram ao core business.

Mas, o que fazer quando o seu ERP de classe mundial já não cobre todas as necessidades em termos de gestão de pessoas? A saída, logicamente, é contar com um software de folha de pagamento capaz de garantir conformidade com plataformas do governo e facilitar a obtenção de informações.

Para você facilitar o seu trabalho, preparamos este artigo para falar sobre o software de folha de pagamento e o que considerar na hora de escolher um quando a sua empresa utiliza ERPs de classe mundial, como Oracle ERP Cloud, Oracle EBS, Oracle JDE, SAP e Infor.

O que é um sistema de folha de pagamento?

Um sistema de folha de pagamento é uma solução inteligente que atende o artigo 464 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), bem como o artigo 225 do Decreto n° 3.048/99, que, entre outros fatores, determinam a obrigatoriedade do empregador em registrar as horas de serviços dos colaboradores.

Além de facilitar na conformidade com as leis trabalhistas e eSocial, um sistema de folha de pagamento é capaz de otimizar a rotina de um RH ou DP dentro da indústria, realizando tudo com agilidade e segurança.

Sistema de folha de pagamento: o que considerar antes de escolher?

Como você pôde perceber, um sistema de folha de pagamento é o complemento ideal para o seu ERP de classe mundial, seja ele como Oracle ERP Cloud, Oracle EBS, Oracle JDE, SAP ou Infor. Criado para garantir a conformidade com as questões legislativas locais, a ferramenta não deixa a sua equipe de DP e RH na mão.

Mas, o que você deve considerar antes de escolher um sistema de folha de pagamento para o seu ERP? Confira as nossas dicas.

Sistema 100% Cloud

Sim, um sistema de folha de pagamento não pode impossibilitar a sua equipe de RH ou DP de trabalhar remotamente. Sem mobilidade, hoje em dia, não dá.

Por isso, preze por um software de alto padrão que trabalha de forma 100% online e permita a gestão externa dos processos. Além disso, é importante analisar se o sistema oferece ponto eletrônico mobile, o que facilita a vida dos colaboradores externos na hora de confirmar seus horários de trabalho.

Integração de módulos

Outro ponto que não pode passar despercebido na hora de escolher a sua nova solução é a diversidade de módulos. Afinal, para cobrir as atividades do RH e DP, o software precisar contar com módulos que se integram por completo.

Essa questão também é importantíssima para confirmar se o sistema de folha de pagamento escolhido é capaz de se integrar corretamente com o ERP de classe mundial da sua empresa.

Controle sobre a jornada de trabalho

O que seria de um sistema de folha de pagamento sem a capacidade de controlar a jornada de trabalho dos colaboradores da empresa? Parece uma pergunta simples, mas você deve se certificar de que, de fato, o seu novo software consiga fazer isso.

Além da automatização, o seu sistema de folha de pagamento precisa oferecer gerenciamento mobile por um ponto eletrônico app, controle interno e externo e compartilhamento instantâneo de informações.

Pronto para o eSocial

Apesar de apresentar importantes diferenciais para a gestão da sua empresa, um ERP de classe mundial ainda conta com limitações quando o assunto é conformidade com o eSocial. É exatamente neste ponto que um sistema de folha de pagamento entra como principal solução.

Até por isso, na hora de escolher um novo software, é vital de que ele apresente não só conformidade atual, mas também a capacidade de se atualizar a cada alteração determinada pelo governo. Isso permitirá que a sua empresa alcance o equilíbrio necessário para gerir outros setores com a máxima tranquilidade.

Enfim, seguindo as nossas dicas e estando sempre atento às atualizações do setor de indústria, você garantirá uma solução de folha de pagamento compatível com o seu ERP de classe mundial e eficaz para a sua equipe de DP e RH.

Entre em contato com a Compliance Soluções e converse com um especialista sobre o melhor sistema de folha de pagamento do mercado oara o seu ERP de classe mundial.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.