Software de folha de pagamento: 5 razões para implementar em sua empresa!

por | 10/08/2021 | HCM

O Departamento Pessoal é um dos setores que mais apresenta processos burocráticos no seu dia a dia. Cálculo de horas extras, registro de entrada e saída dos trabalhadores, conferência de exames, repasse de informações para o eSocial, entre outros: a gama burocrática é alta.

O detalhe é que a maior parte desses processos é essencial para o equilíbrio da empresa e, logicamente, para a tranquilidade de todos os outros colaboradores. Ou seja, não é possível “deixá-los para depois”. Mas então, o que fazer?

A solução está na implementação de um software de folha de pagamento, uma solução capaz de facilitar a execução de todos os processos de um Departamento Pessoal.

Para você entender melhor, destacamos a seguir 5 razões para você implementar um software de folha de pagamento na sua empresa. Confira.

Boa leitura!

5 razões para implementar um software de folha de pagamento na sua empresa

1. Integração total

Um software de folha de pagamento especialista oferece integração total ao seu usuário. Isso significa que a ferramenta se conecta com os demais sistemas do setor pessoal e da empresa e compartilha informações de maneira simultânea.

Essa unificação possibilita, por exemplo, que o envio ou extração de informações importantes aconteça sem intervenção manual.

A equipe do Departamento pessoal se torna capaz de puxar os dados sobre entrada e saída dos demais colaboradores e gerar relatórios a partir de um único sistema. Em outras palavras: é a otimização processual de forma real.

2. Facilidade de cálculos do Software de Folha de Pagamento

Outro grande desafio na rotina de qualquer Departamento Pessoal é a realização dos diversos cálculos nos processos. Por mais que hoje já não seja necessário realizar cálculos à caneta, a alta burocracia pode trazer algumas dificuldades.

Um software de folha de pagamento exclui totalmente esse obstáculo. A solução apresenta diversas funcionalidades que tornam a realização dos cálculos algo simples na vida da equipe de DP, por exemplo:

  • cadastramento de rotinas, fórmulas, variáveis, constantes e faixas feitos pelo usuário;
  • diferenciação das alíquotas de INSS da parte da empresa;
  • cálculo de autônomos e estagiários via folha;
  • relatório de críticas de cálculo;
  • cálculo de próprio/terceiros.

3. Solução 100% Cloud

A limitação presencial não deve ser algo mais considerado em uma empresa que deseja ser realmente competitiva no mercado. E com um software de folha de pagamento 100% cloud essa barreira é quebrada a partir do Departamento Pessoal.

Ser 100% cloud significa ter uma solução com serviço em nuvem, implantação mais eficiente e econômica sem necessidade de investimento em infraestrutura e atualizações automáticas. Você também tem acessibilidade e gerencia os processos fora da empresa.

4. Conformidade com o eSocial

O eSocial é a plataforma do governo que integra todas as informações que os empregadores devem repassar sobre os seus funcionários. Mas, para os DPs de muitas empresas, o eSocial também representa um grande desafio.

Devido às inúmeras mudanças repentinas que são anunciadas na plataforma, os DPs estão tendo sempre que se adaptar ao leiaute e aos prazos.

Mas, com um sistema de folha de pagamento em conformidade com o eSocial o trabalho fica muito mais fácil. Isso porque a solução é integradora e concentra as informações de todos os departamentos afetados pelo eSocial, independentemente de como a sua empresa trata a divisão de tarefas e responsabilidades.

A solução exporta, importa, centraliza, analisa e valida diversos dados em uma plataforma única para todos os layouts do eSocial, possibilitando o acompanhamento e o controle das informações antes do envio ao Governo.

5. Segurança total

As informações gerenciadas pelo Departamento Pessoal são consideradas sensíveis, pois são referentes a documentos e condições dos trabalhadores. Por isso, segurança é fundamental – ainda mais após a vigência da LGPD.

<<<Departamento pessoal: afinal, o que muda com a LGPD no seu setor?

Com o software de folha de pagamento você garante tranquilidade, pois o sistema conta com funções que trazem a segurança completa, por exemplo:

  • Repositório Central de arquivos enviados/recebidos;
  • Aprovações e Parâmetros de Acesso;
  • Controle de vencimento de prazos;
  • Envio mediante liberação pessoal.

Enfim, se você quer superar a execução de processos complexos, controle manual, morosidade e a alta dependência da TI a adoção de um software de folha pagamento é essencial. Em pleno século XXI não há mais razão para o seu Departamento Pessoal sofrer com processos obsoletos e que demandam muito além dos esforços da sua equipe. Não perca tempo.

Gostou do conteúdo de hoje sobre algumas razões para implementar um software de folha de pagamento em sua empresa? Quer saber mais? Então, marque uma conversa com um dos nossos especialistas! Será um grande prazer tirar as suas dúvidas!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.