Modelo SaaS e ERPs mais inteligentes: qual o papel do livro One Dummies?

por | 20/08/2021 | FISCAL

Para profissionais do setor de Tecnologia da Informação, falar em modelo SaaS é, provavelmente, algo rotineiro. Porém, a verdade é que para as demais áreas, mesmo aquelas que utilizam softwares para cumprir seus processos, como Fiscal, Departamento Pessoal e RH, este tipo de assunto é ainda, de certa forma, um obstáculo.

ERPs com inteligência artificial, estrutura modelo SaaS etc., ainda parecem ser abordagens de outro mundo para muitos desses profissionais, uma dificuldade que acaba atrapalhando o aperfeiçoamento diária e aumentando a dependência do TI.

Mas, não precisa ser assim. Hoje já existem dezenas de artigos e livros que falam sobre esse tipo de tecnologia de maneira simples, como é o caso do SaaS For Dummies, um guia simples e completo para quem precisa entender mais sobre esse tipo de inovação.

Para falar mais sobre o assunto e mostrar o porquê é importante investir nesse tipo de conhecimento, preparamos este artigo falando mais sobre SaaS for Dummies. Continue com a gente e confira.

Boa leitura!

O que é o SaaS for Dummies?

O Saas for Dummies é um livro escrito por uma equipe de autores diretamente envolvida com o modelo SaaS. Um guia completo, de fácil leitura, totalmente atualizado para a versão mais recente da tecnologia SaaS e que apresenta tudo o que você precisa saber para colocar essa tecnologia para trabalhar em seu negócio.

É uma leitura que combina as principais construções de uma jornada local para a nuvem, com uma abordagem amigável que traz a confiança para qualquer líder de negócios conduzir uma iniciativa de SaaS em sua empresa.

Nele, você encontrará:

  • Explicação sobre os recursos comumente utilizados ​​e aplicações práticas que você pode colocar para trabalhar em sua empresa;
  • Detalhes de como o modelo SaaS ajuda a lidar com todos os tipos de dados: operacionais, financeiros, de desempenho e muito mais;
  • Como realizar produção de relatórios e ferramentas de relatórios da Web, análises, macros e trabalho com seus dados;
  • Passo a passo para o uso de ferramentas estatísticas e analíticas do SAS (R) 9.

A proposta do livro é, de fato, entregar conhecimento para leigos ou pessoas com pouca expertise no assunto. Há uma série de livro “Dummies”, com mais de 200 milhões de exemplares vendidos no mundo, com a mesma proposta: ensinar assuntos complexos de maneira fácil.

Isso é possível porque os textos focam no conhecimento prático. No ensinamento do Modelo SaaS, por exemplo, o livro se divide em etapas para explicar uma uma jornada típica de nuvem, por exemplo:

  • Planejando sua jornada;
  • Aproveitando os benefícios de SaaS;
  • Adotando tecnologias de próxima geração (IA, Machine learning, IoT);
  • Estilo de vida em nuvem.

Por que aprender sobre o modelo SaaS?

Tecnologias como ERPs inteligentes e modelo SaaS permitem que qualquer empresa melhore a entrega, análise, relatórios, movimentação, compartilhamento, previsão, estatística de dados e muito mais.

Dominar o modus operandi dessas inovações, ou pelo menos ter o conhecimento básico de como funcionam, é o primeiro passo para o seu negócio otimizar os processos diários. Até porque, o objetivo dessas tecnologias é permitir que você aperfeiçoe a sua rotina de trabalho sem precisar inflar o quadro de funcionários.

Nesse sentido, aprender sobre o modelo SaaS é entender como melhorar a performance produtiva e, ao mesmo tempo, controlar os gastos financeiros. É garantir o equilíbrio e a competitividade que toda empresa precisa atualmente.

Além disso, processos Fiscais e de outras áreas importantes dependem da utilização de soluções tecnológicas. Quando todos os profissionais envolvidos estão devidamente preparados, o setor de TI não fica sobrecarregado e consegue focar em outros pontos importantes do negócio.

Enfim, livros como o SaaS for Dummies é uma oportunidade para você expandir o conhecimento de várias equipes da sua empresa e, ao mesmo tempo, estar mais preparado em tomadas de decisões referentes a ERPs e soluções tecnológicas. Afinal, até mesmo para escolher o fornecedor do seu sistema em nuvem você precisa apresentar o mínimo de conhecimento sobre o assunto.

Gostou do artigo? Continue no nosso blog e conheça outras importantes razões para investir em soluções na nuvem.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.